domingo, 25 de outubro de 2009

Efeitos do estresse na pele


Muita gente não sabe, mas o estresse do dia a dia, além de provocar dor de cabeça e muita indisposição, também pode trazer grandes (e até perigosos) problemas para a saúde da pele.

Esses efeitos podem ser diversos, pode causar uma infinidade de problemas, desde o envelhecimento cutâneo até doenças crônicas como vitiligo e psoríase.
O estresse influência mais no aumento da oleosidade da pele que o ressecamento, provocando ‘caspa’ e dermatite seborréia na face.O estresse provoca intensas alterações no corpo, principalmente hormonais, além da geração de radicais livres (estresse oxidativo). Com isso, propicia o surgimento de rugas mais precocemente (pela alteração do colágeno), manchas e acne (pelas alterações hormonais).
A boa notícia é que todas essas doenças têm tratamento com indicação de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, quando identificada uma possível causa emocional.
Que o estresse é recorrente em quase todas as pessoas todo mundo sabe. A diferença é que algumas delas sabem administrar os sentimentos e não sofrem tanto quanto outras que não conseguem controlar. O ideal é ter uma boa alimentação, praticar esportes, procurar ser feliz. Sem esquecer-se de abusar do protetor solar.
O bem estar físico - incluindo a pele - está intimamente ligado com o bem estar mental. Ou seja, qualquer atividade, seja ela física ou mesmo intelectual, pode contribuir e muito para a saúde do corpo como um todo. Vale tudo: natação, yoga, pintura, meditação, boxe, escalada, caminhada ou qualquer coisa que proporcione prazer.